»

O Projeto

O Projeto

O Projeto Carimbó.Net tem a missão de contribuir para o desenvolvimento do campo do carimbó por meio da utilização de ferramentas digitais. As principais atividades do Projeto são: cursos e oficinas (que são abertas a todos, independente do campo em que atuam); gravação, edição e distribuição de CDs de grupos de carimbó; implementação da Biblioteca do Carimbó – Digital e multimídia; Gravação de um Documentário sobre a  Roda de Carimbó do Espaço Cultural Coisas de Negro, pesquisa acadêmica sobre o carimbó de Icoaraci (nosso ponto de partida). O Carimbó.Net tem o patrocínio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa/Governo do Estado) e da Universidade Federal do Pará, a qual está vinculado como Projeto de Extensão.


Ações Realizadas

CD Carimbó de Icoaraci [gravado ao vivo na beira do rio da UFPA)- Além das faixas gravadas durante a oficina de software livre para produção de CD que ocorreu em maio/junho, o Projeto teve sua primeira ação de gravação no evento do Projeto Quartas Culturais realizado pela UFPA. O Show do grupo Carimbó de Icoaraci foi gravado na íntegra e alguns minutos depois começou a ser distribuído no próprio evento (pela quantia simbólica de R$3). Qualquer semelhança com as festa de aparelhagem não é mera coincidência! Nós realmente colamos a estratégia genial de divulgação e difusão da produção musical criada pelas aparelhagens paraenses. Em breve o CD estará disponível para download. (A oficina de blog ainda não rolou, ainda não sabemos como fazer isso!)


CD Bem Chorado [gravado ao vivo no Centro de Eventos Benedito Nunes] - Show do grupo de chorinho formado por alunos da graduação de música da UFPA. O show foi gravado a pedido da Diretoria de Apoio a Cultura da UFPA que solicitou a parceria do Carimbó.Net para seus eventos musicais. O CD ainda não pode ser disponibilizado porque ainda não tem a autorização de todos os compositores.

Biblioteca Digital do Carimbó

Disponibilizará para download trabalhos voltados para o campo do carimbó, como teses, dissertações e artigos. Também serão disponibilizadas vídeos, CDs e partituras de carimbó, contribuindo para uma maior difusão do ritmo no ambiente acadêmico. 

As reuniões são aos sábados, de 10 às 12h, no Espaço Cultural Coisas de Negro.


Equipe:

Luciane Bessa (Jornalista e produtora cultural)

Karina Paes (graduanda de Biblioteconomia)

Rubens das Neves (Graduando de música)

Aurilene Ferreira (Graduanda de Artes Visuais)

Pesquisa

Com o objetivo de mapear, valorizar e difundir o Carimbó de Icoaraci, além de gerar bases para elaboração de políticas públicas para o setor, a pesquisa sobre o Carimbó de Icoaraci está em fase inicial.Paralelamente à reunião de acervo para a Biblioteca do Carimbó, estamos revisando a bibliografia sobre o assunto e debatendo diferentes temas relacionados por meio de seminários com a participação de membros do Espaço Cultural Coisas de Negro e professores da UFPA.

Os seminários são abertos a todos e o principais temas são: cultura popular, identidade negra, cidadania, política cultural, economia da cultura e pesquisa ação participante.